Tema: Ciclo da água e Lixo
Introdução
Ao lado da biodiversidade e do aquecimento global, a disponibilidade de água está se tornando uma das principais questões socioambientais do mundo atual. Relatórios da ONU indicam que quase 20% da humanidade - cerca de 1 bilhão de pessoas - não têm acesso à quantidade mínima aceitável de água potável e aos 20 a 50 litros diários necessários para beber, cozinhar e tomar banho. Em contrapartida, o consumo per capita em países ricos como Estados Unidos e Canadá é de 300 litros diários de água. Inúmeras regiões do planeta já estão marcadas pela escassez e pelo estresse hídrico - desequilíbrio entre demanda e oferta de água, causado, entre outros fatores, pela contaminação dos recursos. Esse quadro vem gerando disputas e conflitos.
Este plano de aula inicia uma série de
três propostas para trabalhar com a
questão hídrica no ensino Fundamental. Serão abordados aqui, sob o ângulo da
sustentabilidade e do consumo consciente, a origem, composição e distribuição
da água e seus caminhos pela natureza, essenciais para compreender sua
importância: sem ela, não seria possível a vida na Terra.
voltando para nossa realidade, a escassez de água geralmente é devido ao uso sem planejamento durante o verão, sendo assim trabalharemos a consciência do educando em quanto ao desperdício a mesma.
voltando para nossa realidade, a escassez de água geralmente é devido ao uso sem planejamento durante o verão, sendo assim trabalharemos a consciência do educando em quanto ao desperdício a mesma.
Objetivos
·
Identificar a presença da água no
cotidiano e reconhecer sua importância como recurso natural indispensável à
vida no planeta.
·
Conhecer o ciclo das águas, o processo de
evaporação, as chuvas, e retorno das águas para os rios, lagos e mares e a
importância do zelo no Meio Ambiente.
·
Sensibilizar da importância de economizar,
cuidar, preservar e zelar do Meio Ambiente.
Conteúdos específicos
Água: distribuição, usos e consumo, ciclo da água e lixo.
Ano
6º ao 9º
Tempo estimado
Três aulas
Professores Responsáveis: Ademária e Odoniel
Água: distribuição, usos e consumo, ciclo da água e lixo.
Ano
6º ao 9º
Tempo estimado
Três aulas
Professores Responsáveis: Ademária e Odoniel
Metodologia
As aulas serão
ministradas com pesquisa na internet, através de cartazes, figuras de colagem e
visitas aos sites sobre a água e o lixo, debates, livros didático, produção de
desenhos, textos verbais e não verbais,
vídeos relacionados.
Desenvolvimento das atividades Primeira
aula
De onde vem a água? Como ela chega até as nossas casas, pronta para o consumo? Como a utilizamos? Como podemos economizá-la, evitando o risco de o recurso faltar no futuro? Essas questões podem ser o ponto de partida para planos de estudo, projetos ou sequências didáticas sobre a questão da água.
De onde vem a água? Como ela chega até as nossas casas, pronta para o consumo? Como a utilizamos? Como podemos economizá-la, evitando o risco de o recurso faltar no futuro? Essas questões podem ser o ponto de partida para planos de estudo, projetos ou sequências didáticas sobre a questão da água.
A moçada pode iniciar o trabalho com uma conversa sobre as questões
propostas inicialmente. Em seguida, vale a pena assistir ao vídeo Planeta Água, que traz belas imagens ao som da
música Planeta Água, de Guilherme Arantes, além de questões que servirão à
reflexão dos alunos ao longo da sequência didática. Proponha que anotem os
dados e escrevam pequenos textos respondendo às questões propostas no vídeo:
qual a quantidade de água doce disponível na natureza? Onde ela se encontra? O
que cada indivíduo ou grupo social pode fazer para a conservação desse recurso?
Retome essas questões na aula seguinte, quando os estudantes terão a
oportunidade de analisar novos dados.
Segunda aula
Levando em conta as diferenças de aprendizagem entre as turmas, os alunos devem começar a análise de dados e informações sobre a distribuição, a disponibilidade e o ciclo da água. Proponha que examinem os gráficos abaixo e organizem os dados sobre os recursos hídricos no planeta, percentuais de água doce e salgada e a distribuição da água na superfície terrestre e na atmosfera (a reportagem "Líquido precioso" tem mais dados a respeito - ver indicação no final desse plano). Se necessário, faça demonstrações com as proporções indicadas. Os dados levantam uma importante questão, que encaminha o debate sobre o fato de que apenas 2,5% da água é própria para consumo humano. Desse índice, somente 0,3% está nos rios e lagos e quase 70% nas geleiras e coberturas permanentes de neve, de difícil obtenção e aproveitamento.
Segunda aula
Levando em conta as diferenças de aprendizagem entre as turmas, os alunos devem começar a análise de dados e informações sobre a distribuição, a disponibilidade e o ciclo da água. Proponha que examinem os gráficos abaixo e organizem os dados sobre os recursos hídricos no planeta, percentuais de água doce e salgada e a distribuição da água na superfície terrestre e na atmosfera (a reportagem "Líquido precioso" tem mais dados a respeito - ver indicação no final desse plano). Se necessário, faça demonstrações com as proporções indicadas. Os dados levantam uma importante questão, que encaminha o debate sobre o fato de que apenas 2,5% da água é própria para consumo humano. Desse índice, somente 0,3% está nos rios e lagos e quase 70% nas geleiras e coberturas permanentes de neve, de difícil obtenção e aproveitamento.
A ÁGUA NO NOSSO PLANETA
Em seguida, proponha que examinem o
ciclo da água, ou ciclo hidrológico, destacando as etapas de radiação solar,
evapotranspiração, condensação e formação de nuvens, precipitação, escoamento
superficial e infiltração (ver o quadro abaixo). O exame de cartas sinóticas
também auxilia na compreensão da circulação das massas de ar e do transporte de
água na atmosfera. Trabalhe aqui com a garotada as possíveis alterações ou
interrupções do ciclo da água e suas eventuais repercussões - caso da cobertura
dos solos pelo asfaltamento e edificações, que acelera o escoamento superficial
e dificulta a infiltração da água. A reflexão pode ser feita também sobre o
fato de que a quantidade de água na Terra é sempre a mesma, o que indica a
necessidade de medidas e práticas para evitar o comprometimento, desperdício ou
consumo exacerbado do recurso.
CICLO DAS ÁGUAS
A água pura (H2O) é um líquido formado
por dois átomos de hidrogênio e um de oxigênio e os cientistas acreditam que
apareceu no planeta cerca de 4,5 bilhões de anos atrás. O ciclo da água, também
denominado ciclo hidrológico, é responsável pela renovação da água no planeta.
A água é fator decisivo para o surgimento e o desenvolvimento da vida na Terra.
As forças da natureza são responsáveis pelo ciclo. Ele se inicia com a energia solar incidente no planeta, que é responsável pela evapotranspiração das águas dos rios, reservatórios e mares, bem como pela transpiração das plantas. O vapor d'água forma as nuvens, cuja movimentação sofre influência do movimento de rotação da Terra e das correntes atmosféricas. A condensação do vapor d'água forma as chuvas. Quando a água das chuvas atinge a terra, ocorrem dois fenômenos: o escoamento superficial em direção dos canais de menor declividade, alimentando diretamente os rios, e a infiltração no solo, alimentando os lençóis subterrâneos. A água dos rios tem como destino final os mares e, assim, fecha-se o ciclo das águas. A movimentação da água na natureza é mostrada na figura a seguir.
As forças da natureza são responsáveis pelo ciclo. Ele se inicia com a energia solar incidente no planeta, que é responsável pela evapotranspiração das águas dos rios, reservatórios e mares, bem como pela transpiração das plantas. O vapor d'água forma as nuvens, cuja movimentação sofre influência do movimento de rotação da Terra e das correntes atmosféricas. A condensação do vapor d'água forma as chuvas. Quando a água das chuvas atinge a terra, ocorrem dois fenômenos: o escoamento superficial em direção dos canais de menor declividade, alimentando diretamente os rios, e a infiltração no solo, alimentando os lençóis subterrâneos. A água dos rios tem como destino final os mares e, assim, fecha-se o ciclo das águas. A movimentação da água na natureza é mostrada na figura a seguir.
O volume total da água permanece
constante no planeta, estimado em 1,5 bilhão de quilômetros cúbicos. Os oceanos
constituem cerca de 97,5% de toda a água do planeta. Dos 2,5% restantes,
aproximadamente 1,9% estão localizados nas calotas polares e nas geleiras,
enquanto apenas 0,6 % é encontrado na forma de água subterrânea, em lagos, rios
e também na atmosfera, como vapor d'água.
Terceira
Dedique a última aula à preparação e à exposição dos resultados finais. Com base no que já foi visto, proponha aos estudantes o debate sobre formas de economizar e utilizar adequadamente a água (a reportagem "Poluição e desperdício reduzem a água disponível no Brasil" tem dados sobre usos e consumo no Brasil - ver indicação no final desse plano). Esclareça que, para chegar às residências e aos estabelecimentos comerciais e industriais, a água é captada em rios, lagos ou reservatórios, vai para uma estação de tratamento, onde passa por processos de filtragem e purificação, sendo distribuída pela rede aos domicílios e estabelecimentos, pronta para o consumo. Recomenda-se filtrar ou ferver a água antes de bebê-la.
As turmas devem elaborar textos dissertativos ou pequenos registros audiovisuais, feitos em computador, sobre o combate ao desperdício da água. Enfatize que, nos trabalhos, é importante levar em conta as diferenças sociais, que marcam o acesso ao recurso. Lembre também que quase 70% da água para as atividades humanas destina-se à agricultura e à criação de animais, 21% para uso industrial e apenas 10% para uso doméstico.
Avaliação
Leve em conta os objetivos definidos inicialmente. Como a sequência didática é um conjunto articulado de aulas e atividades, registre a participação dos estudantes nas diferentes etapas e nos trabalhos individuais e coletivos. Examine a produção de textos, painéis, desenhos e outros trabalhos realizados por eles. Se necessário, promova debates ou atividades individuais para examinar o que os estudantes aprenderam neste percurso.
Dedique a última aula à preparação e à exposição dos resultados finais. Com base no que já foi visto, proponha aos estudantes o debate sobre formas de economizar e utilizar adequadamente a água (a reportagem "Poluição e desperdício reduzem a água disponível no Brasil" tem dados sobre usos e consumo no Brasil - ver indicação no final desse plano). Esclareça que, para chegar às residências e aos estabelecimentos comerciais e industriais, a água é captada em rios, lagos ou reservatórios, vai para uma estação de tratamento, onde passa por processos de filtragem e purificação, sendo distribuída pela rede aos domicílios e estabelecimentos, pronta para o consumo. Recomenda-se filtrar ou ferver a água antes de bebê-la.
As turmas devem elaborar textos dissertativos ou pequenos registros audiovisuais, feitos em computador, sobre o combate ao desperdício da água. Enfatize que, nos trabalhos, é importante levar em conta as diferenças sociais, que marcam o acesso ao recurso. Lembre também que quase 70% da água para as atividades humanas destina-se à agricultura e à criação de animais, 21% para uso industrial e apenas 10% para uso doméstico.
Avaliação
Leve em conta os objetivos definidos inicialmente. Como a sequência didática é um conjunto articulado de aulas e atividades, registre a participação dos estudantes nas diferentes etapas e nos trabalhos individuais e coletivos. Examine a produção de textos, painéis, desenhos e outros trabalhos realizados por eles. Se necessário, promova debates ou atividades individuais para examinar o que os estudantes aprenderam neste percurso.
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