sexta-feira, 8 de julho de 2011

4.4 Projeto de trabalho em sala de aula com integração de tecnologias ao currículo

Jogos Pedagógicos Online

Autor e co-autor (res.)

Autores: Jerônimo Fernandes e Carlos de Moraes

Co-autores (res.) Ademária Silva Borges e Odoniel Martins da Costa

Escola Municipal do Campo Apóstolo Paulo, Serrinha – Água Boa, MT.

Objetivo geral:

• Estimular, nas crianças, a construção de esquemas raciocínio lógico-matemático e interpretativo, tornando a atividade escolar um momento alegre, participativo enriquecedor.

Estrutura Curricular

Modalidade/Nível de Ensino: Ensino Fundamental Final

Componentes Curriculares: Educação Física

Tema: Jogos Pedagógicos.

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula:

• A importância dos jogos online;

• Distinguir os jogos pedagógicos de outros jogos;

• Jogar e treinar o raciocínio lógico;

• Jogar, realizar a leitura e interpretar as jogadas;

• Jogar como forma de lazer e aprendizagem.

DURAÇÃO

• As atividades propostas terão a duração de duas horas aulas de sessenta minutos.

PÚBLICO ALVO: Alunos do 5ª e 6ª serie

Conhecimentos prévios trabalhados com o aluno.

• O aluno precisa ter vivenciado condições pedagógicas básicas no processo de ligar, desligar e navegar pelo Google.

ESTRATÉGIAS E RECURSOS DAS AULAS

1º Momento

• Será feita a apresentação das atividades pelos professores, as quais serão desenvolvidas em duplas de dois alunos. Explicou o objetivo proposto da aula e por qual motivo ela será conduzida pelos colegas.

2º Momento

• Iremos ao laboratório de Informática para navegarmos nos sites de jogos pedagógicos que o programa Linux oferece. Entrar em jogos pedagógicos como de matemática, quebra cabeça, entre outros e jogar realizando a leitura, o raciocínio, os cálculos, e principalmente se interagindo com o colega do lado.

3º Momento

• Realização de uma auto-reflexão da aula.


AVALIAÇÃO

• A avaliação será contínua através da observação do envolvimento de cada aluno no decorrer da aula, da participação e da interação com o grupo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário