sexta-feira, 8 de julho de 2011

4.6 Conceito de Currículo

Um currículo pode ser definido por uma Rede de Ensino (para todas as suas escolas), ou por uma escola em particular. Um currículo também pode ser definido a partir dos livros didáticos que são adotados para cada série escolar ou pode funcionar a partir de algumas diretrizes nacionais.

Em nosso país não existe um currículo único nacional, conhecemos os Parâmetros Curriculares Nacionais que trazem como sugestão, uma forma de definição das disciplinas e distribuição dos conteúdos entre os componentes curriculares propostos. Devido à dimensão territorial e à diversidade cultural, política e social do país, nem sempre os Parâmetros Curriculares chegam às salas de aula.

O que nos interessa neste momento é discutir o currículo frente ao desafio de ensinar a todos e, portanto, como trabalhar a partir de um currículo com as diferenças nas formas de aprender e na cultura

Temos que ver as tecnologias como um apoio para nossas aulas, precisamos nos preocupar no inicio do ano, quando formos fazer o nosso projeto anual, de colocar a tecnologia em nossos teores, a integração e o uso das tecnologias nas ações desenvolvidas pela escola, possibilita de forma questionadora e motivadora, tornando a aprendizagem coerente e expressiva gerando novo modo de pensar e relacionar com o mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário